Como Optimizar o Perfil de LinkedIn em 5 Passos

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Há cerca de um ano atrás cheguei ao Dubai, fruto de uma oportunidade de trabalho que surgiu via LinkedIn. E como eu, muitos outros portugueses emigraram rumo a outras paragens com propostas de emprego que começaram da mesma forma: uma mensagem de InMail.

Há muito a explorar nesta rede social profissional mas, para já, vou escrever uma espécie de guia para quem vai criar um perfil de raiz ou para quem tem um perfil incompleto ou sub-aproveitado (com isto acabo de englobar provavelmente 80% da população).

Pior do que não estar no LinkedIn, é ter um perfil incompleto. Mais vale ninguém te encontrar online do que encontrar e ficar com má impressão. Especialmente se estás activamente à procura de emprego porque hoje em dia se o teu CV estiver a ser considerado, podes crer que vão pesquisar por ti no LinkedIn.

Esta dica não faz parte dos 5 passos porque é algo básico mas dada a quantidade de pessoas que não cumpre, aqui fica: mantém o teu perfil actualizado.

1. Escolhe uma boa Headline

A Headline é das coisas mais importantes no teu LinkedIn pois é o que vai aparecer nos resultados de pesquisa por baixo do teu nome. E é a qualidade da headline que vai determinar se quem te encontra numa pesquisa abre o teu perfil para ver mais ou não.

Por defeito, o LinkedIn preenche a headline com o teu cargo e empresa actual. Isto pode ser bom ou mau, dependendo dos teus objectivos. Se a tua empresa é reconhecida no mercado e a tua função actual está em linha com o percurso de carreira que pretendes seguir, então não é obrigatório alterar.

Mas na maioria dos casos, deixar tal como está é perder uma oportunidade de te diferenciares e de comunicares claramente a tua marca pessoal. Lembra-te que deve ser especifica (indicar a indústria ou área funcional pelo menos) para aparecer em pesquisas relevantes.

 

Tudo o que for genérico não presta. “Recém-licenciado” é lixo. (Achas mesmo que um recrutador vai perder tempo a abrir o perfil para ver no que é que és licenciado?). E é escusado referir a caca que é ter uma headline que diz “desempregado”, certo?

2. Escreve um kickass Summary com uma CTA

O Summary é o campo mais flexível em todo o perfil e é o espaço que te permite ser mais criativo, dentro dos 2.000 caracteres que tens disponíveis. É aqui que podes deixar de ser um conjunto de experiências profissionais + cursos teóricos e passar a ser uma pessoa distinta dos demais.

O objectivo deve ser sempre agarrar o leitor desde o início e convencê-lo a ver o resto do perfil. É por isso que deves ter um bom hook: uma frase ou parágrafo que de alguma forma chame a atenção.

Se não sabes o que escrever neste espaço, uma boa fórmula a seguir é incluir pelo menos um ponto de destaque ao longo da tua carreira (conta uma história e sê específico com números), o teu nível de experiência, principais competências e áreas de expertise.

Estes últimos dois pontos são importantes também para que o perfil tenha algumas keywords ligadas à tua área profissional de modo a aparecer em resultados de pesquisa. No entanto, quando te estiveres a descrever, evita buzzwords. Palavras já gastas e que não querem dizer nada: somos todos team players e pensamos fora da caixa, blá blá blá.

Termina com uma Call to Action (CTA), especialmente se estás activamente à procura de emprego ou de oportunidades de networking. Deixa aqui o teu contacto pois tem bastante mais visibilidade – a secção de contactos não está na página principal do teu perfil e a percentagem de pessoas que clicka na secção é mínima.

3. Diz algo de novo sobre a tua Experiência

Não caias no erro de fazer copy paste do que tens no CV pois se chegares à lista final de candidatos, podes crer que vão pesquisar o teu LinkedIn. Se não tiveres nada mais a comunicar, é uma oportunidade desperdiçada.

Organiza a informação por tópicos, inclui resultados quantificáveis e no final uma pequena descrição da empresa com link para o site, caso não seja muito conhecida (basta uma frase).

[Para adicionares bullet points usa este código &#149 ; sem espaço antes do ponto e vírgula]

A melhor forma de enriquecer esta secção é demonstrar a experiência de forma visual e o LinkedIn permite acrescentar aqui links para vídeos, sites, slideshares, fazer upload de imagens ou outros ficheiros, etc. Se trabalhas em eventos e organizaste um concerto para 5 mil pessoas, nada melhor que usar um vídeo do concerto para demonstrar o teu trabalho.

4. Exibir Recomendações no Perfil

Dizeres que trabalhas bem em equipa é uma coisa. Teres uma recomendação a dizer que és um excelente colega é totalmente diferente. As recomendações trazem-te credibilidade e são testemunhos que depois podes usar noutras plataformas (até mesmo no CV, se tiver peso, como a recomendação de um CEO ou o teu último manager).

Como é óbvio, não podes obrigar ninguém a recomendar-te nem controlar o que escrevem a teu respeito, mas podes sempre pedir feedback a pessoas com quem trabalhaste através do próprio LinkedIn. Descobre como fazê-lo neste link, mas lembra-te que o pedido deve ser personalizado. Não deixes a mensagem genérica nem envies pedidos em massa.

Quando trabalhei com alguns clientes na optimização do CV e LinkedIn, recebi sempre um agradecimento por email e aproveitei para pedir feedback honesto via LinkedIn. Em todos os casos as pessoas recomendaram-me prontamente.

Mas mais do que pedir recomendações, o melhor é recomendar. O LinkedIn é uma ferramenta de networking e a base de um networking eficaz, embora a maioria das pessoas não perceba, é o altruísmo. Não é sobre o que os outros podem fazer por ti, mas sim sobre o que podes fazer pelos outros. E eventualmente isto compensa a longo prazo.

Até hoje recomendei mais vezes do que fui recomendada. Fi-lo sempre quando fazia sentido e sem segundas intenções: quando eram pessoas com quem trabalhei proximamente e cujo trabalho era de excelência. Eventualmente algumas retribuíram o feedback.

Outra vantagem de ser altruísta é que ao apareceres no perfil de outras pessoas que recomendas acabas por atrair mais visualizações.

5. Personaliza o teu URL

A beleza de ter um perfil de LinkedIn optimizado é teres um espaço online para onde podes direcionar as pessoas interessadas em conhecer o teu percurso profissional. Mas o propósito cai por terra se tiveres de partilhares um link do género be.linkedin.com/pub/rute-silva-brito /29/845/295/.

É impressionante a quantidade de pessoas que falha este ponto. É muito simples alterar o URL e passar a ter um link bonito (www.linkedin.com/in/ruteicsilva) que podes colocar nos teus cartões de contacto, na assinatura de email ou no teu blog.

Descobre como alterar o URL aqui.

 

Bónus:

6. Perde de uma vez por todas o hábito de listar todas as cadeiras da faculdade: chega o nome do curso e alguma coisa de interessante que lá tenhas feito. E nada de meter as escolas todas onde andaste desde o infantário!

7. Se estás à procura de trabalho noutro país ou cidade, muda a tua localização para apareceres nos resultados de pesquisa dos recrutadores à procura de candidatos naquela área.

8. A não ser que não queiras ser apanhado no estrangeiro nem morto, não feches a porta a oportunidades lá fora: faz o teu perfil em inglês.

9. Diz não às fotos de corpo inteiro, casamentos, noite, selfies e tudo o que não seja minimamente profissional.

10. Por fim, não deixes o perfil estático: vai publicando conteúdo como artigos que escrevas ou comenta artigos que aches interessantes.

Havia muito mais a dizer mas estes pontos já fazem uma grande diferença. Não custa nada e quem sabe um dia não tens uma surpresa ao abrir uma notificação de mensagem na tua homepage…

Rute Silva Brito

Marketing Strategist, Writer & Entrepreneur

Também escreve em rutesilvabrito.com

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Author: Jorge Correia

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