Sucesso com toque internacional

Por Júlia de Sousa

Alguma vez se interrogou sobre o impacto das experiências internacionais no sucesso profissional? Não?! Então chegou a hora.

Numa altura em que muitas das ofertas de emprego são publicadas em inglês, de requisitos de seleção que requerem sempre bons conhecimentos (ou mesmo fluência) de várias línguas estrangeiras ou de disponibilidade para viajar para o estrangeiro, importa perguntar: afinal que impacto têm as experiências internacionais (sejam elas académicas ou profissionais) no sucesso profissional? Podemos seguramente dizer que é elevado.

Um mar de vantagens

Mas atenção. Antes de avançarmos convém fazer uma ressalva. Apesar de ser claro que experiências internacionais podem ter influência no sucesso profissional de uma pessoa, isso não significa que só quem tenha tido oportunidade de ter formação ou trabalhar em contexto internacional esteja destinado a alcançar o sucesso. Nada disso. No entanto, esta predisposição para arriscar ou partir à aventura diz muito sobre o perfil de um profissional.

Do ponto de vista do empregador (por exemplo), um Curriculum Vitae (CV) onde constem experiências internacionais é sempre benéfico e os argumentos a favor são fáceis de identificar. O principal, será o domínio de línguas estrangeiras, já que – à partida – um candidato que tenha vivido e trabalhado no estrangeiro terá bom conhecimentos linguísticos, o que (por si só) já configura uma vantagem dada – a cada vez maior – globalização dos mercados e, consequente, internacionalização das empresas.

Mas há mais. As experiências internacionais permitem que se abram novos horizontes e criam profissionais mais permeáveis à mudança. As barreiras culturais deixam de ser um obstáculo e a adaptação a diferentes ambientes ou tarefas deixa de ser problemática.

E se quiséssemos parar por aqui não podíamos. Sejam experiências académicas ou de trabalho, a verdade é o “aventureiro” foi “forçado” a sair da sua zona de conforto e a desenvolver novas competências pessoais, técnicas e até comportamentais que vão influenciar a sua carreira profissional. Como? Simples. A integração em ambientes multiculturais fomenta o desenvolvimento das capacidades comunicativas e relacionais do profissional, fazendo com que seja fácil a integração em grupos de trabalho, por exemplo.

A longo prazo, pode dizer-se que a vivência de experiências internacionais, independentemente de serem académicas ou de trabalho, vai estimular a flexibilidade que facilita a adaptação dos futuros/atuais profissionais e pode funcionar como um estímulo para a criatividade, inovação e proatividade seja para criar soluções para a empresa em que se encontra inserido ou para desenvolver o seu próprio projeto/empresa.

E claro, não podíamos esquecer o universo de oportunidades que se abre perante profissionais com perfil para procurarem e viverem experiências internacionais, já que além de estarem aptos a procurar o caminho para o sucesso no seu país de origem, o podem (e certamente farão) noutros países e estarão capacitados para tal.

Profissional Multicultural procura-se!

As vantagens são muitas e obviamente vão ter influência no percurso de qualquer profissional. Mas, como dissemos antes, nem só quem tem a oportunidade de viver experiências internacionais pode alcançar o sucesso. Até porque nem todos terão perfil para partir à aventura e rumar a um país estrangeiro.

Mas uma coisa é certa, cada vez mais o mercado de trabalho procura profissionais flexíveis e capazes de se adaptarem a diferentes situações e ambientes – ou multiculturais chamemos-lhes assim. E aqui as experiências internacionais podem ser uma boa ajuda e o caminho certo para o sucesso.

Artigo produzido devido à parceria realizada entre os projetos ICote e E-Konomista.

Comentários

Author: Jorge Correia

Share This Post On