COMO TER UMA CARREIRA DE SUCESSO:
- ESCOLHAM A MONTANHA CERTA PARA ESCALAR: Analisem bem qual deverá ser o desafio adequado para o V/ perfil profissional. Onde é que pretendem estar daqui a 3/ 5/ 10 anos? Façam um PLANO ESTRATÉGICO e estabeleçam metas que os ajudem a progredir dia-a-dia e ano após ano;
- CONHEÇAM BEM O TERRENO QUE VÃO TRILHAR: É importante estudarem com antecedência o “chão que vão pisar”, como qualquer explorador faz antes de partir para uma nova escalada;
- PERCEBER O NEGÓCIO É FUNDAMENTAL: Tornem-se verdadeiros EXPERTS no V/ sector ou área de actividade, dado que só assim conseguirão atingir resultados acima da média. Vejam onde estão as oportunidades para crescer dentro da V/ organização. Apostem numa carreira transversal, que lhes dê uma VISÃO DO NEGÓCIO como um todo e/ou numa CARREIRA INTERNACIONAL, que lhes proporcione uma “Visão dos Mercados”;
- PROCUREM O APOIO DE MENTORES: A ascensão faz-se pela capacidade dos profissionais conseguirem estabelecer ALIANÇAS com as “pessoas certas”. São esses “Mentores” que os poderão ajudar a atingir os V/ objectivos;
- O VÍCIO DA APRENDIZAGEM CONSTANTE é comum a todos os Executivos bem sucedidos. Apostem na absorção de novos conhecimentos e competências. Só a formação constante assegura a V/ EMPREGABILIDADE;
- PROMOVAM O ENCONTRO COM PROFISSIONAIS DE SUCESSO e experientes nas áreas onde pretendem vencer, e criem com eles verdadeiros ‘partnerships’, de modo a ganharem credibilidade no sector e no meio onde pretendem prosperar.
COMPETENCIAS MAIS VALORIZADAS NOS EXECUTIVOS:
- APRESENTAÇÃO PESSOAL: Capacidade de transmitirem a imagem adequada;
- INICIATIVA: Capacidade de gerarem e influenciarem o V/ próprio comportamento e o comportamento dos V/ interlocutores;
- QUALIDADE DE EXECUÇÃO: Capacidade conseguirem atingir RESULTADOS DE EXCELÊNCIA e de saberem reagir à PRESSÃO;
- ESCUTA ACTIVA: Capacidade de extraírem INFORMAÇÃO RELEVANTE nas interacções com os V/ interlocutores;
- COOPERAÇÃO: Capacidade de resolução conjunta de problemas e de tomada de decisões – TRABALHO EM EQUIPA;
- PERSUASÃO: Capacidade de influenciarem os V/ interlocutores;
- COMUNICAÇÃO: Capacidade de expressão, de argumentação e de interacção;
- JULGAMENTO: Capacidade de interpretação de comportamentos.
O DESAFIO DOS PROFISSIONAIS DE EXCELENCIA PASSA POR 3 ETAPAS:
- IMAGEM: a 1ª impressão que causamos aos n/ interlocutores é determinante, pelo que é conveniente utilizarem uma roupa sóbria para transmitirem uma imagem de autoridade. A IMAGEM influencia não só a maneira como os outros nos vêem, nomeadamente o modo como percepcionam o nosso sucesso financeiro, autoridade e CREDIBILIDADE, como também condiciona o comportamento dos outros para connosco, inclusive se cumprem os nossos pedidos, se nos confiam determinadas informações de carácter restrito, ou se nos pagam um determinado salário;
- ATITUDE: a habilidade para convenceremos V/ interlocutores. Se pretendem convencer alguém, invertam os papéis – “se fosses tu a desafiar-me, eu aceitaria?”;
- TRABALHO: devem ser metódicos e terem bem presentes quais as V/ PRIORIDADES e OBJECTIVOS em todas as V/ acções e decisões. Para além disso é preciso terem iniciativa, serem optimistas e fazerem as coisas acontecer.
COMPETÊNCIAS DOS EXECUTIVOS DE SUCESSO:
- DIRECÇÃO PARA RESULTADOS: É como nas equipas de futebol, de nada serve jogarem bem se depois não marcam GOLOS;
- VIVEREM AMBIENTES AUSTEROS: Os projectos empresariais são cadavezmaisdifíceis. Dar-se bem em contextos complexos é valorizado;
- FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO: Quem não consegue expressar bem uma ideia, jamais conseguirá que ela tenha sucesso;
- AUTO CONFIANÇA: Uma pessoa segura tem muito mais hipóteses de ter sucesso, porque convive melhor com os seus erros;
- VISÃO DE MÉDIO/ LONGO-PRAZO: Quem não sabe o que procura, nunca o encontrará;
- ÉTICA: Características como a HONESTIDADE e a LEALDADE são cada vez mais procuradas e premiadas no mundo dos negócios;
- RESISTÊNCIA À PRESSÃO: Trabalhar sob stress e não desistir, são características que valem “ouro”;
- CONVIVER BEM COM A MUDANÇA: A ideia é procurar DESAFIOS constantes dentro e fora da empresa. Num mundo em constante mudança, a capacidade de adaptação aos diferentes contextos é fulcral.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS EXECUTIVOS DE SUCESSO:
- TOLERÂNCIA À AMBIGUIDADE: A habilidade para lidarem com o incerto e o inesperado. A ambiguidade ajuda os Executivos a reflectirem sobre diferentes ALTERNATIVAS para resolverem determinada questão. Quem tem baixa tolerância à ambiguidade, geralmente toma decisões precipitadas;
- COMPOSTURA: A capacidade de absorverem frustrações e gerirem as V/ EMOÇÕES;
- AUTOCONFIANÇA: Têm que confiar em vós próprios e nas V/ capacidades de RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Quem tem um baixo nível de autoconfiança costuma amedrontar-se diante das dificuldades. Por outro lado, o excesso de autoconfiança poderá torná-los arrogantes e ser um entrave para a V/ ascensão profissional;
- ENERGIA: Relacionada com a capacidade de manterem o FOCO e o compromisso diante das coisas difíceis;
- EMPATIA: Para trabalharem bem em EQUIPA é crítico que os profissionais se saibam colocar no lugar dos seus diferentes interlocutores.
DICAS DE ABÍLIO DINIS – GRANDE EMPRESÁRIO BRASILEIRO:
- Encarem a vida de forma POSITIVA;
- Irritem-se apenas com coisas realmente importantes;
- Estabeleçam PRIORIDADES e organizem a V/ agenda em função dessas prioridades;
- Sejam rápidos e OBJECTIVOS ao telefone;
- Aprendam a DIZER NÃO;
- Tenham a DISCIPLINA para executar tudo o que programaram no V/ dia/ semana/ mês;
- Tenham a flexibilidade para alterar os V/ planos de acordo com os acontecimentos de última hora e clareza para substituírem algo importante por algo URGENTE;
- DELEGUEM.
LIVROS DE INTERESSE:
- “The Unwritten Rules of The Highly Effective Job Search”, do autor Orville Pierson, em www.amazon.com
- “RITES OF PASSAGE”, do autor John Lucht, em www.amazon.co.uk
- “VENCER”, do autor Jack Welch – livro audível em Português
- “O LIVRO SECRETO DAS VENDAS”, do autor Paulo Vilhena
- “HOW TO FIND A JOB AT 50’s”, do autor Betsy Cummings, em www.amazon.co.uk
Colaboração para o ICote.pt de:
Jorge M. Fonseca
Executive Search; Career Coach Consultant