É uma medida que chocou muita gente, devido ao atual problema de desemprego a nível mundial. Falando aos microfones da Lusa, o ministro da Cidadania, Imigração e Comércio Internacional do Ontário disse que até 2024, a província onde se encontram mais portugueses a viver, vai criar cerca de 2,5 milhões de novos trabalhos, necessitando de profissionais de outros países.

Ontário é a região mais populosa do país. Toronto é a maior cidade.
No início do ano, o país da América do Norte registava 7,2% de taxa de desemprego (cerca de 2 milhões e meio de pessoas). O ministro afirmou que há esta possibilidade porque a população de Ontário vai envelhecer a economia vai expandir, favorecendo a criação de novos empregos e a substituição de quem se reforme. A taxa de natalidade baixa é outro problema que ajuda a integração de jovens casais, por exemplo, na província para viver e trabalhar.
Segundo o portal InfoMoney, o Canadá é o 8º melhor país do mundo para se viver, com um desenvolvimento humano muito elevado.
Um possível portal do governo federal poderá estar online em 2015, ajudando as pessoas que querem emigrar para o país, com informações e oportunidades de emprego. Com estes incentivos, segundo afirmou Cristina Martins, deputada com descendências lusas, quer-se alcançar imigrantes bastante qualificados e não a força laboral que se conhece.
A entrada no país vai ser facilitada e haverão mais programas para pessoas que queiram trabalhar no país em diversos projetos, ajudando profissionais de diversas áreas. Calcula-se que existam mais de meio milhão de portugueses e lusodescendentes no Canadá, maioria na província de Ontário.
Base de dados de oportunidades no Canadá.
Fonte: acorianooriental