Não sei o que é a Democracia

Sofia banner

Não sei o que é a Democracia. Ou já soube e já me esqueci. Às tantas, fizeram-me esquecer. Fui ver ao dicionário, na esperança de me reencontrar na definição, mas com medo que tenha sido o acordo ortográfico o culpado deste meu esquecimento- o sentido das palavras também mudou e não nos avisaram? Porque a Democracia mudou. E quem sabe já não se encontra também no Dicionário.

Fui procurar on-line, porque sou daquela geração que já não tem Dicionários em casa, ou Enciclopédias ou Atlas, como no tempo dos nossos pais. Consultamos tudo no computador ou no telemóvel e não há notícia importante no mundo que nos escape. Por isso é que não percebo como é que a Democracia desapareceu e ninguém deu conta. Um acontecimento quase tão estranho como o desaparecimento do avião no hemisfério sul. E vivemos todos na esperança que ela ande por aí, mas com a convicção interior que já se foi – tal como o avião.

E afinal, a definição está lá:

de·mo·cra·ci·a

(grego demokratía, -as, governo do povo)

substantivo feminino

1. Governo em que o povo exerce a soberania, directa ou indirectamente.

2. Partido democrático.

3. O povo (em oposição a aristocracia).

“democracia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013

democracia

nome feminino

  1. sistema politico em que a autoridade emana do conjunto dos cidadadãos, baseando-se nos princípios de igualdade e liberdade

2. nação democrata: cristã : interpretação do conceito de democracia à luz da doutrina cristã e, principalmente, da doutrina social da Igreja Católica; directa : situação político-administrativa em que o poder é exercido diretamente pelo povo; representativa: situação político-administrativa em que o povo governa através de representantes seus, periodicamente eleitos (Do grego demokratía, «governo popular», pelo latim democratĭa-, «idem»)

Infopédia, Dicionários e Enciclopédia Porto Editora

Depois de ler e reler a definição no dicionário, fiquei mais satisfeita – tinha a sensação que , de facto, o conceito de democracia envolvia “cidadãos”, “igualdade” e “liberdade”, outras palavras que se vão apagando das nossas mentes. E qualquer coisa como “governo em que o povo exerce a soberania, directa ou indirectamente”.

E é curioso. Porque a seguir, resolvi pegar no meu dicionário on-line, e fazer como há muitos anos atrás fazia na casa dos meus pais, e desfolhava aleatóriamente os calhamaços onde constavam todas as palavras em português. Claro que nos dias que correm, nada é aleatório. E acabei por me deparar com o significado de palavras como “ditadura”, “adormecidos” e “revolução”. E “esperança”. E estas são palavras que me vou lembrar sempre.

Autora do blog Café, Canela & Chocolate

Comentários

Author: Jorge Correia

Share This Post On