Ave migratória

Vinagre banner

Quando olhamos para fora e vemos milhares de emigrantes portugueses por todo o mundo, muitas vezes esquecemo-nos que cá dentro a situação é semelhante: milhares de imigrantes tentam ganhar a vida. Mas, neste caso, talvez em condições mais precárias, já que tiveram a infeliz ideia de escolher Portugal como país receptor.

Brasileiros, cabo-verdianos, angolanos, ucranianos, moldavos, romenos, indianos. Há imigrantes de todas as nacionalidades que se possa imaginar. Este é o cenário dentro de uma cidade grande, que não é, obviamente, comparável à situação de outras cidades que não Lisboa ou Porto. Ainda assim, os imigrantes estão a perceber que Portugal não é melhor do que os países de onde vieram. A imigração nos últimos anos tem vindo a decrescer, estamos a ser abandonados e cada vez mais isolados do mundo. A população decresce, a natalidade cai e não há quem nos venha lançar uma boia antes de sermos engolidos pelo Atlântico.

Há quem diga que Portugal tem mais cidadãos fora do seu território do que dentro. Se assim é, parece que esses índices vão aumentar e Portugal fica sem portugueses e sem imigrantes. Estamos a presenciar uma debandada geral.

As aves migratórias vão para onde está calor. Em Portugal o Inverno parece estar para ficar. É ir à procura de melhor.

Comentários

Author: admin

Share This Post On