É, este país também é deles, dos emigrantes portugueses, que agora lançaram um manifesto para que se conheça melhor a realidade deles. “Este país também é nosso” é o nome desse manifesto que foi lançado por jovens emigrantes portugueses qualificados. Um dos objectivos é que “a realidade avassaladora da emigração” seja tema de debate nas eleições europeias.
Este manifesto é assinado por jovens extremamente qualificados que foram “obrigados” a emigrar por força das circunstâncias actuais que se verificam em Portugal. Escritores, arquitectos, economistas, investigadores e designers são alguns exemplos das profissões dos assinantes. As assinaturas também vêm de sítios tão díspares como Inglaterra, Brasil ou Camboja.
Segundo eles, tanto PS como PSD, os partidos que têm governado o país depois de 1974, ignoram a situação dos emigrantes portugueses no estrangeiro. Com o aproximar das eleições europeias, estas iniciativas tendem a aumentar. Os emigrantes estão lá, mas sentem Portugal como se ainda aqui estivessem e, por vezes, cá não se toma o pulso a estes jovens que tanto vão fazendo por Portugal além-fronteiras.