Há quem diga que se sente nua se sair de casa sem brincos. Ou sem telemóvel. Eu sinto-me despida quando saio de casa sem um livro.
Apesar de gostar imenso de ler, não venho escrever sobre a leitura enquanto hobby, forma de entretenimento ou cultura, mas sim como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal.
Ouço pessoas comentarem que “não gostam de ler” demasiadas vezes e, embora compreenda que é uma questão pessoal, acredito que estão a fechar a porta a imensas oportunidades de carreira no mundo empresarial (e não só).
Sei que não é coincidência o facto dos meus piores anos profissionais terem sido aqueles em que trabalhava tanto que não tinha tempo para ler. Deixo aqui 5 argumentos a favor da leitura como um dos hábitos mais essenciais para a vida.
- O Mercado Exige Aprendizagem Constante
Costumo dizer que a nossa aprendizagem enquanto profissionais começa verdadeiramente no dia em que saímos da faculdade. Ao ritmo a que o mercado evolui, estar constantemente a aprender coisas novas é uma necessidade absoluta para não sermos ultrapassados.
Não nos podemos dar ao luxo de esperar até à próxima formação paga pela empresa, temos de ser proactivos. E ler (blogs, artigos, revistas, jornais, livros, etc) é uma das melhores formas de o fazer.
- Acesso a Outras Realidades
Não há nada melhor do que aprender através da experiência ou com outras pessoas (com a experiência dos outros). No entanto, a maioria de nós nunca terá oportunidade de trabalhar ou sequer falar com os profissionais de topo na nossa profissão.
Ler dá-nos acesso ao conhecimento de algumas das mentes mais brilhantes do mundo, um meio ao qual de outra forma nunca teríamos acesso.
- Os CEOs Recomendam
CEOs são das pessoas mais ocupadas no mundo e mesmo assim quase todos dedicam bastante tempo à leitura e apontam o facto de lerem bastante como uma das causas do seu sucesso. Falo de profissionais como Bill Gates, Warren Buffet ou Mark Zuckerberg que ainda este ano se comprometeu a ler 24 livros.
Se o Elon Musk aprendeu quase tudo o que sabe sobre Ciência Aeroespacial a ler livros antes de lançar a Space X, acho que não há limites para o que podes alcançar investindo um pouco na leitura.
- Ler é uma Vantagem Competitiva
A leitura é um hábito que se tem vindo a ser perder, sobretudo pelas gerações mais novas. Ser uma pessoa informada e que lê bastante é uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, não só pela actualização de conhecimentos mas também porque as pessoas no topo tendem a ler bastante, o que abre oportunidades para encontrar pontos de interesse em comum e temas de conversa que ajudam a desenvolver uma relação.
- O Analógico é Superior ao Digital
Por norma as mesmas pessoas que dizem não ter paciência para ler tendem também a preferir estímulos audiovisuais. Embora haja inúmeros recursos online úteis como vídeos de palestras ou TED Talks dadas por autores de livros, o nosso cérebro reage a este tipo de estímulos de forma bastante diferente.
É praticamente impossível atingir um estado de raciocínio profundo a assistir a um vídeo de 18 minutos. Há um tipo de criatividade que só se consegue atingir quando nos emergimos completamente num livro e pensamos profundamente no que lemos.
Nenhuma destas vantagens se materializa se o conhecimento ficar no papel. Ser uma pessoa culta intelectual é óptimo mas se queremos ver frutos a nível de carreira não basta acumular conhecimento. É necessário partilha-lo, arriscar testar e colocá-lo em prática.
Boas leituras.
Rute Silva Brito
Marketing Strategist, Writer & Entrepreneur
Mais em rutesilvabrito.com | Facebook