É hora de acabar de vez com o racismo

O racismo é, sem dúvida alguma, um problema mundial, uma questão que mexe com as pessoas e que cada vez mais é condenada um pouco por todo o mundo.

Este tema, teve mais um episódio dramático no futebol recentemente. Mais um de muitos, alguns menos conhecidos, mas que incendiam e animam os debates um pouco por todo o lado. Desta vez, a resposta dada pela “vítima” Daniel Alves foi fortíssima e merecedora de um grande aplauso.

Recordando o episódio, Daniel Alves, preparava-se para marca um pontapé de canto a favor do Barcelona, quando cai à sua beira uma banana, típico “insulto” racista nos meandros do futebol. Para espanto de todos, o lateral brasileiro pega na banana e literalmente dá-lhe uma trinca. Uma salva de palmas era o que Daniel Alves merecia do El Madrigal naquele momento.

Até Dilma Roussef veio a público comentar, classificando a resposta do jogador brasileiro como “resposta ousada e forte”. Aproveitou para dizer que no Mundial do Brasil, a “bandeira do combate à discriminação racial” estará bem levantada.

Na minha opinião, este pode ser um tónico enorme para combater esta “doença” do futebol e do desporto em geral. Por várias razões, desde o facto da resposta de Daniel Alves ter o significado que tem, pela altura em que isto acontece (bem perto do Mundial), pelo impacto que o jogador e o seu clube têm no contexto do futebol mundial.

Sinceramente, acredito mais que este episódio será apenas discutido e elogiado nos próximos dias e que depois volta tudo à estaca zero, contudo espero estar enganado e que a luta contra o racismo aproveite o “embalo” que esta atitude de Daniel Alves pode dar.

Comentários

Author: admin

Share This Post On