O exemplo mais inesperado

Que o futebol move paixões e sentimentos enormes, por vezes em exagero, não é novidade para ninguém. Contudo, quando o contrário se passa, isso sim já é de louvar.

No dia 3 de Março de 2013, a Turquia vivia momentos tumultuosos e eis que adeptos do Fenerbahçe  e Galatasaray deram o exemplo. Uniram-se por uma causa, juntando-se numa manifestação em prol da causa turca, caso para se aplicar o lema “juntos somos mais fortes”. Isto passou uma forte mensagem para o Mundo da união que o povo turco tinha.

De relembrar que são clubes com mais de 100 anos de história e que quando se encontram em campo joga-se o maior clássico do futebol turco e um dos maiores da Europa. A posição geográfica de Istambul serve como aperitivo até para um simples amistoso. O Galatasaray fica do lado europeu da cidade, reservada à aristocracia, enquanto a sede do Fenerbahçe está no lado asiático, onde ficavam os “plebeus”.

“Quando o assunto principal é a nação, tudo o resto são detalhes. Somos adversários no campo. Podemos perder ou ganhar taças, mas o estado da nação é o mais importante. Se não estivermos unidos hoje, quando é que o estaremos?!”, afirmou na altura um adepto turco.

Uma história que não é recente, mas que certamente ficará na história, pois momentos como este jamais se esquecerão. Certamente que nos próximos anos, alguns adeptos destes clubes já morreram em confrontos entre as claques, contudo naquele dia todos eles eram turcos.

Comentários

Author: admin

Share This Post On