Quando em 2007, a FIFA anunciou o Brasil como o país que iria acolher o Mundial de Futebol em 2014, todos saltaram de alegria, pois era o regresso do desporto rei “ao seu país”.
Aqueles que o fizeram certamente são apaixonados pelo futebol, mas seria necessário pensar a longo prazo, teria um país como o Brasil capacidades para organizar a maior prova de futebol do Mundo?
A resposta final só se irá saber no dia 14 de Julho, no dia a seguir à final do Mundial. A verdade é que nos últimos tempos as notícias que nos chegam de terras de Vera Cruz não são as melhores. Ainda recentemente, de acordo com um conceituado jornal brasileiro, um terço das obras de reforço da rede eléctrica ainda não tinham sido concluídas e ainda, registam-se falhas em nove das doze cidades que irão receber jogos da Copa do Mundo.
Ainda segundo o mesmo estudo, das 136 obras previstas para as 12 cidades, 45 tiveram a entrega adiado e 29 delas apenas serão entregues entre Abril e Maio, apenas a um mês do início da competição.
Um pouco por todo o Mundo e por toda a imprensa têm surgido ecos de graves problemas no país. Segundo uma sondagem recente, apenas 52% dos brasileiros são a favor da realização do Mundial no seu país, certamente bem menos do que os que eram em 2007. Para não falar dos inúmeros protestos dos brasileiros contra os gastos exorbitantes na organização da competição.
Resta esperar por Junho para ver como irão correr as coisas. Por cá, estaremos todos certamente a torcer para que corra tudo da melhor maneira e já agora, que Ronaldo e companhia façam um brilharete e quiçá nos possam dar uma alegria e trazer a “Copa” para cá.