O que tem de especial o desportista português?

O que tem de especial o desportista português?

Em cada canto do mundo há um desportista português, a maioria no futebol, mas não há desporto que escape aos nossos portugueses.

Claramente, os futebolistas são o expoente máximo deste povo, no que ao desporto diz respeito. Afinal, temos o Bola de Ouro Cristiano Ronaldo e o melhor treinador do Mundo José Mourinho, bem como o melhor empresário de jogadores de sempre, Jorge Mendes.

Afinal porque razão os melhores jogadores portugueses não jogam em Portugal? As razões serão muitos, mas primeiro basta olhar para a última convocatória da selecção portuguesa que em 23 jogadores apenas 7 jogam no nosso país. Esta é uma das razões pelas quais os jogadores portugueses preferem jogar fora do nosso país, a visibilidade. A grande maioria prefere jogar num campeonato mais reconhecido da Europa, pois assim consegue mais visibilidade e terá mais hipóteses de chegar à selecção nacional. Infelizmente, as mais recentes convocatórias acabam por dar razão a esses mesmos jogadores.

Claro que a visibilidade não será o único motivo, porque ainda existe a questão financeira, quer para o jogador, quer para o clube vendedor.

Uma coisa é clara, o jogador português tem características fantásticas. Vejamos os casos mais conhecidos e as características de Ronaldo e companhia são o espelho do nosso futebolista, inteligente, trabalhador, evoluído tecnicamente e fisicamente inesgotável, salvo raras excepções.

Mas não só no futebol o desportista português sente necessidade de emigrar e procurar outra oportunidade no exterior. Falando apenas de casos mais recentes temos Ricardo Andorinho no andebol, que depois de estar no Sporting experimentou durante 4 anos a Liga Espanhola; Sérgio Silva, no hóquei em patins esteve 5 anos na Itália e agora perto dos 40 anos decidiu regressar para juntos dos transalpinos; ainda no voleibol, em que João José passou anos gloriosos na Alemanha; mais recentemente o basquetebol, com dezenas de portugueses por esse mundo fora.

Em todos eles a visibilidade e a oportunidade de uma carreira é um motivo mais que suficiente para emigrar, mas ninguém pode fugir que as condições financeiras também elas acabam por ser um factor decisivo na escolha do estrangeiro para seguir carreira.

Afinal, o desporto é como a vida em geral, por vezes é preciso sair do nosso país para encontrar alguma estabilidade financeira e a verdade é que os nossos maiores talentos estão mesmo “fora de casa”.

Comentários

Author: admin

Share This Post On