Boas Condições físicas no local de trabalho: que impacto?

 Por Júlia de Sousa

Saiba de que forma podem as condições físicas do seu local de trabalho influenciar o seu desempenho e produtividade.

Desta vez começamos com uma pergunta simples: podem as condições físicas do seu local detrabalho afetar a sua produtividade?

Sabe a resposta a esta pergunta?! Ou alguma vez pensou se existe (ou não) relação direta entre as boas condições físicas de trabalho e os níveis de produtividade e/ou desempenho profissional?

Não necessita de perder muito tempo a pensar. A resposta é fácil: SIM, AFECTAM! A verdade é que pequenos detalhes como o mobiliário, a disposição das salas/gabinetes ou simplesmente o bom ambiente laboral têm uma forte influência nos níveis de produtividade dos profissionais e tendem a melhorar os desempenhos dos trabalhadores.

Falar de boas condições de trabalho vai muito além das questões salariais, benefícios oferecidos ou do bom ambiente de trabalho. Há também que incluir e levar em consideração as condições físicas do espaço de trabalho. Um “detalhe” frequentemente negligenciado pelas empresas.

Melhores condições geram melhores resultados

Por muito que as empresas tentem “tapar o sol com a peneira” não há como fugir à realidade. Os níveis de produtividade e o desempenho dos seus colaboradores serão tanto melhores quanto as condições físicas do espaço em que se encontram inseridos.

Quando falamos do impacto que as boas condições no local de trabalho terão no dia-a-dia dos trabalhadores, falamos também de questões de saúde, segurança e mesmo da qualidade das relações interpessoais que se criam. Basta pensar que – por exemplo – se a cadeira não proporciona o mínimo de conforto ao trabalhador, este terá tendência a adotar uma postura errada que, a longo prazo pode ter consequências negativas para a sua saúde.

A questão não é nova. Prova disso são os inúmeros estudos em torno deste tema. No entanto, parece ser comum ouvirem-se queixas relacionadas com as más condições físicas “oferecidas” (para não dizer impostas) aos trabalhadores. E muitas das vezes o problema resume-se a uma questão de orçamento.

Piores condições de trabalho para poupar alguns €

Não, ninguém pede que o local de trabalho seja decorado por decoradores de reconhecidos internacionalmente ou que o mobiliário usado seja da marca X ou custe uma pequena fortuna. Apenas que seja confortável e ofereça o merecido bem-estar aos trabalhadores.

A ironia utilizada no parágrafo anterior pode parecer exagerada, mas serve para refletir a falta de bom senso que impera em muitas empresas.

Cadeiras demasiado gastas e sem o mínimo de conforto são apenas “a ponta do iceberg”. E razão frequentemente apontada são os custos que a substituição acarretaria para a empresa. Uma desculpa injustificável e sem qualquer razão nos dias que correm, onde o acesso a mobiliário com alguma (e até bastante) qualidade e a preços muito acessíveis é já uma realidade.

Fica a dica…

Se tem uma empresa e está a pensar “redecorar” o espaço perca algum tempo a analisar as condições atuais do espaço e tente colocar-se no lugar dos seus colaboradores. Escolha um mobiliário e acessórios que lhes ofereçam conforto durante as horas diárias de trabalho. Opte, por exemplo, por cadeiras ajustáveis e uma boa iluminação para o espaço. Verá que em menos de nada dará o investimento como recuperado.

Se pelo contrário é um colaborador e não vê no horizonte uma melhoria para as condições do seu local de trabalho, não há muito que possamos fazer por si, a não ser aconselhá-lo a tentar manter uma boa postura (durante aquilo que será provavelmente um longo dia de trabalho).

Para o ajudar, tenha em atenção alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. Por exemplo, mantenha o seu monitor do computador a uma distância média de 45 a 70 cm de si e ajuste-o para que fique na sua linha de visão. O mesmo cuidado deve ter relativamente aos braços, pelo que deve colocar o teclado ao nível dos seus cotovelos.

Quanto à sua cadeira… bem, esperamos que seja pelo menos ajustável para que possa definir a altura mais adequada para si (de forma a poder apoiar os pés no chão para relaxar os músculos e melhorar a circulação sanguínea nos seus membros inferiores); o encosto esse deve ser (pelo menos) de tamanho médio. Saiba que, quanto maior a área que serve de apoio às suas costas, melhor será a distribuição do seu peso corporal e, consequentemente, maior será o relaxamento dos seus músculos.

Quando os detalhes fazem a diferença

Nos mais pequenos detalhes pode estar a diferença entre um profissional produtivo ou “dorido”. Por muito que este assunto lhe pareça uma “mesquinhez” é melhor que comece a prestar mais atenção. A falta de boas condições físicas no local de trabalho pode ser a causa do stress laboral ou mau estar físico de que sofrem muitos profissionais.

No fundo tudo se resume a isto: boas condições físicas de trabalho geram maior produtividade e melhores resultados. E afinal de contas não é isso que se espera?!

Artigo produzido da parceria entre os projetos ICote e E-Konomista.

Comentários

Author: admin

Share This Post On