Carreira Estagnada: Como evitar?!

 Por Júlia Sousa

Tem uma carreira estagnada?! Saiba o que deve fazer para reverter a situação.

Carreira estagnada?! Sim, é uma realidade. E para muitos profissionais uma verdadeira dor de cabeça.

Por norma, este é um daqueles assuntos que tendem a evitar-se, seja por puro comodismo ou por não saber como lidar com esta realidade. Todas as carreiras têm altos e baixos e todos os profissionais, a certa altura do campeonato, têm que lidar com dúvidas, incertezas ou mesmo um sentimento de estagnação profissional. Mas para quem tem uma carreira estagnada nada melhor que enfrentar esta realidade de frente para dar a volta por cima.

Como detetar?

As razões para uma carreira estagnada podem ser várias, como a falta de perspetivas profissionais e de possibilidade de progressão ou o simplesmente o desajuste em relação às funções que desempenha. Os “sintomas”, esses podem ser facilmente percebidos: desmotivação, stress laboral ou uma clara insatisfação com o rumo da sua carreira são apenas alguns dos sinais “possíveis”.

Sem querer cair nos clichés usuais, a verdade é que a estagnação de carreira e a “cura” para ela podem não depender exclusivamente dos empregadores, mas sim dos profissionais e das “armas” de que munem para evitar ou reverter a situação.

Como ultrapassar?

Também aqui lhe vai pode soar a cliché, mas parte da solução passa pela análise constante que faz (ou deveria fazer) da sua carreira e dos seus objetivos profissionais.

Não lhe dá-mos nenhuma fórmula mágica, mas as dicas seguintes podem ajudá-lo a fugir a uma carreira estagnada.

  1. Faça uma análise da sua carreira

Este deve ser sempre o seu ponto de partida. Esteja ou não perante uma situação de estagnação profissional deve – periodicamente – parar e pensar no rumo que a sua carreira está a tomar. A verdade é que se a certa altura do “campeonato” der por si a pensar algo do género «o que é que faço aqui?» se calhar está na hora de começar a fazer algumas mudanças na sua vida profissional.

  1. Defina os seus objetivos e o seu plano de ação

Ter metas profissionais bem definidas pode ser a resposta para o seu sucesso profissional. Além disso, se tiver um bom plano de ação será mais fácil para si saber qual o passo seguinte que deve dar quando analisar a sua carreira.

  1. Aposte na sua formação

Cada vez mais o mercado de trabalho exige que os profissionais sejam multifacetados. Saber não ocupa lugar e pode ser a resposta para todos os seus males se sentir que a sua carreira está estagnada. Um profissional bem qualificado e com uma grande capacidade de adaptação terá maiores probabilidades de ser bem-sucedido.

  1. Arrisque

Já diz o ditado: “quem não arrisca não petisca”. Basta olhar à sua volta e facilmente vai perceber que o mundo está repleto de exemplos de pessoas que alcançaram o sucesso porque não tiveram medo de arriscar. Tem medo de falhar?! Certo, isso é perfeitamente normal. Mas não encare a possibilidade de falhanço como algo a evitar a todo o custo. O falhanço pode ser um ótimo processo de aprendizagem que o vai dotar de poderosas ferramentas para a sua próxima tentativa. Acima de tudo, não deixe os seus “medos” levarem a melhor. Quem sabe se para lá do “risco” não está uma carreira de sucesso?!

De olhos postos no sucesso…

Com uma carreira estagnada ou não, esta deve ser a sua máxima. Seja ambicioso e construa um percurso profissional de sucesso.

No fundo, tudo se resume a si e à sua capacidade de perceber quando e como deve mudar a sua vida profissional.

Artigo produzido da parceria entre os projetos ICote e E-Konomista.

Comentários

Author: admin

Share This Post On