Por Júlia de Sousa
Nem sempre errar é mau, desde que saiba como aprender com os erros.
Quem nunca cometeu erros no trabalho que atire a primeira pedra.
Certamente haverá quem tente argumentar e dizer que não falha no trabalho e que presta atenção a todos os detalhes de forma a evitar erros. Mas sejamos francos, ninguém está imune aos erros e todos os cometemos a certa altura do campeonato. Nem sempre as coisas correm como planeado ou os resultados são os esperados.
E não pense que os erros têm lugar apenas em determinadas áreas profissionais de ou cargos. Não. Qualquer profissional – independentemente da área ou posição que ocupe – está sujeito a cometer erros que possam comprometer o seu trabalho.
Já diz o ditado: “Errar é humano”. Mas não significa que seja um mau profissional ou que não tenha analisado e preparado convenientemente o seu trabalho/projeto. Aquilo que pode fazer toda a diferença é a forma como encara esse “falhanço”.
Encarar os erros de frente
Nem sempre é fácil admitir os erros em ambiente laboral, principalmente quando se está consciente da tremenda competitividade do mercado de trabalho e de que qualquer deslize pode ser “fatal”. E para ajudar, somos “educados” para ver as falhas ou erros como algo meramente negativo, reveladores de fraqueza. Mas não tem que ser necessariamente assim.
E se lhe dissermos que cada erro que cometa é uma oportunidade de aprendizagem e melhoria? Baralhado?! Pois então, o melhor é que saiba que até os mais bem-sucedidos profissionais (e aqui referimo-nos aos gestores das maiores empresas mundiais) já tiveram que lidar com o falhanço, com os seus próprios erros. E estes ao invés de sucumbirem ao desânimo ou de tentarem “encobrir” as suas falhas, aprenderam com elas.
Os erros enquanto oportunidade de aprendizagem
Pode soar-lhe a cliché, mas dito de forma simples é assim que deve encarar os seus fracassos ou os seus erros: como uma oportunidade de aprendizagem. A única forma de “sobreviver” é se reconhecer que falhou e decidir aprender com os seus erros.
Aceitar o que erro pode ter mais benefícios do que possa imaginar. Para começar ajuda-o a melhorar os seus hábitos de trabalho de forma a evitar repetir os mesmos erros no futuro. Mas não só. Se estiver predisposto a reconhecer os seus erros, vai estar pronto para sair da sua zona de conforto e adotar novas metodologias e ferramentas de trabalho.
Errar para aprender
Já dizia Theodore Roosevelt: “O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro”. De facto, a forma como encara e lida com os seus erros e falhanços pode ser determinante no seu sucesso profissional.
A grande questão é: está ou não preparado para aprender com os seus erros? Porque no fim, os erros serão sempre parte integrante do seu trabalho e se tratados com astúcia (e por astúcia queremos dizer de forma positiva e deles retirar conhecimento) podem ser convertidos em sucesso futuro.
Artigo produzido devido à parceria entre os projetos ICote e E-Konomista.