Por Júlia de Sousa
Onde fica o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada?
Antes de continuar a ler, faça esta pergunta a si mesmo: sente que trabalha para viver ou vive para trabalhar?
Provavelmente vai perceber que a sua vida diária se resume a um percurso simplificado e a um número de atividades restritas: casa-trabalho e trabalho-casa; e pouco mais que trabalho e tarefas domésticas. Portanto, vive para trabalhar.
Muitos dirão certamente que é uma sorte ter a possibilidade de se limitar a essas atividades, porque significa estar empregado. E sim, de certa forma estão corretos. Mas é importante que se saiba estabelecer um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Viver para trabalhar: até que ponto?
A crise económica mundial veio alterar a visão do mercado laboral e o próprio funcionamento das empresas. A verdade é que perante a situação económico-social atual, o mercado tornou-se mais competitivo e facilmente nos podemos sentir pressionados a dedicar mais tempo ao trabalho (já que o objetivo central passa por assegurar o emprego). Todos se dedicam a 200%, de forma a demonstrar o interesse ou empenho nas funções desempenhadas.
No entanto, cada vez mais se fala sobre a importância do equilíbrio entre trabalho e vida privada para os profissionais.
Saber conciliar o trabalho e vida privada é essencial. Todos temos contas para pagar no final do mês, vários compromissos financeiros para respeitar, despesas básicas (como alimentação ou transportes) para assumir. Mas até que ponto nos devemos tornar escravos destas responsabilidades?
Ter responsabilidades financeiras não implica que não tenha oportunidade para fazer algo por si mesmo. Estes momentos de lazer pessoais podem até ser fundamentais para que possa desenvolver as suas funções com maior brio.
Como obter um balanço positivo para ambos os lados?
Memorize isto: “recarregar as baterias” pode ser fundamental para que se torne um profissional de topo.
Senão vejamos. A falta de equilíbrio entre as duas vertentes da sua vida (a profissional e a pessoal) podem ser a causa de elevados níveis de stress e de baixo rendimento. Basta pensar que, a falta de momentos para se dedicar a si e relaxar, o vão conduzir a um estado de cansaço demasiado elevado. E ainda que pense, que uma dedicação total ao seu emprego é sinónimo que está a dar o seu melhor… desengane-se. Cansaço extremo, provoca exatamente o oposto: baixa produtividade, falta de atenção, erros no trabalho, etc. Enfim, as consequências serão bastantes.
Por isso, tente encontrar o seu ponto de harmonia entre o trabalho e a sua vida privada. Aqui pode residir o segredo para o seu sucesso, já que lhe pode permitir rever o seu trabalho e perceber onde errou e de que forma deve melhorar o seu desempenho, ou qual o caminho que deve seguir profissionalmente.
E se acha que a resposta para encontrar o equilíbrio entre trabalho e vida privada depende da sua entidade patronal… bem, também, mas não só. Na verdade, também depende de si e da forma como encara e organiza a sua vida diária!
O segredo
Se quer estabelecer um equilíbrio entre trabalho e vida privada, comece por analisar a visão que tem do seu trabalho.
Sim, um dos aspetos mais importantes, para que consiga definir um bom balanço entre a sua vida profissional e a sua vida privada, é a forma como encara o seu trabalho.
De forma simples e resumida: se gosta ou não do seu trabalho, se está ou não motivado; ou, se pelo contrário, encara o seu trabalho como um fardo que aguenta apenas porque tem contas para pagar.
No fundo, se está satisfeito no seu emprego tem tudo para trabalhar para viver. Sentir-se bem no seu local de trabalho e com as suas responsabilidades profissionais é meio caminho andado para encontrar o equilíbrio entre as duas vertentes da sua vida.
Artigo produzido da parceria entre os projetos ICote e E-Konomista.