Já tenho planos para o ano novo

Crónica Marta 2

Já tenho planos para o ano novo. Ou melhor, programa para a passagem de ano, tudo minuciosamente planeado : tenho roupa escolhida, calçado, acessórios. Local e companhia. A maquilhagem vai ser leve e vou dispensar os brilhantes. Nada de salto alto, nada de anéis nem unhas pintadas. O mesmo sorriso de sempre na cara (espero).

Bom, talvez não esteja tudo assim tão bem planeado, porque tudo o resto faz parte da imprevisibilidade da vida: à meia-noite tanto poderei estar a beber uma taça de champanhe e a comer as doze passas, como poderei estar de bisturi na mão, a ajudar a vir a este mundo mais um bebé. Se calhar até poderá ser o bebé do ano. Ou alguém que daqui a algumas décadas ocupe o cargo de primeiro-ministro português (num país finalmente fora da crise), um futuro Cristiano Ronaldo ou um bancário de um dos novos bancos que vão surgindo.

A verdade é que quando nos aproximamos do final do ano, temos tendência a fazer um balanço do que passou. E depois decidir o que gostaríamos para o futuro.

Eu não sou muito de fazer balanços nem listas de decisões para o ano que vai vir. Mas uma coisa sei: 2014 foi um ano de desafios extraordinariamente difíceis. Desde o trabalho (com cada vez mais portugueses a procurarem soluções fora do país, e condições de trabalho em deterioração), passando pela saúde (com cada vez mais problemas nos nossos hospitais e centros de saúde, que vamos resolvendo à custa da boa-vontade de todos), pela família (a natalidade a descer assustadoramente e os apoios sociais a serem insuficientes), pela política (crises a sucederem-se e a percebermos que afinal nada é como pensávamos), até pelo clima (com um ano sem estações e com dias de clima extremo inesperado).

Mas as coisas boas acontecem todos os dias – só precisamos estar atentos. Apesar de tudo há bons amigos, bons colegas, boas famílias. Pessoas que se preocupam. Momentos únicos. Dias de sol.

E o carrossel continua sempre a girar. Por isso, apesar de não fazer listas de decisões para 2015, as “Crónicas de Saída de Urgência” vão continuar. Porque acredito neste projecto de gente motivada, que quer fazer a diferença na nossa gerações, permitir-nos chegar a todos os cantos do mundo e realizar sonhos.

E eu acredito em sonhos.

Um feliz Natal e um excelente 2015!

Autora do blog Café, Canela & Chocolate | Facebook

Comentários

Author: admin

Share This Post On