O que nos falta

Sofia banner

Todos os dias acordamos com a sensação que nos falta alguma coisa. E nos dias que correm, o dinheiro está no topo dessa lista. Todos os dias ouvimos falar de cortes nos salários, cortes nas pensões, cortes na saúde e na educação. Despedimentos e emigração por falta de trabalho. Mas depois queixamo-nos que o nos falta é uma televisão topo de gama, um iphone e um ipad, um carro de alta cilindrada (e até começamos a pedir facturas para tentarmos a nossa sorte) ou uma viagem às Caraíbas. Queríamos as roupas de marca que nos habituámos a ter, o estilo de vida que vemos e que é o promovido nos programas de televisão. Endividamo-nos porque nos falta sempre qualquer coisa.

Mas se pararmos para pensar, temos muita coisa. Temos um país com um clima ameno, com gente pacífica. Temos uma das melhores zonas costeiras da europa, com o melhor peixe e com praias de areia dourada e mar serenos. Temos campos sem fim à espera de ser cultivados, e rios de água límpida. Temos uma tradição gastronómica rica, promovida a património da humanidade. Temos cultura. Estamos na ponta oeste da Europa e somos um dos pontos estratégicos do nosso planeta – é daqui que se consegue conquistar um mundo, como já provamos na época dos descobrimentos. Temos muito. Tanto.

Mas estamos tão concentrados no que nos falta que nem damos valor ao que temos. Temos valor, temos mar e terra. E boa gente.  E se calhar, só se calhar, se começamos a viver com o que temos, somos capazes de rapidamente nos sentirmos as pessoas mais ricas do mundo.

Autora do blog Café, Canela & Chocolate

Comentários

Author: admin

Share This Post On