A Vogue espanhola do mês de Abril tem pela primeira vez na história da revista uma blogger na capa: Chiara Ferragni, uma das blogger de maior sucesso a nível mundial. Contrariando o princípio que só as estrelas podem aparecer nas revistas de moda, Chiara mostra a todos que ter um blog também permite chegar onde quer – e neste momento, movimenta cerca de sete milhões de euros anualmente, tornando o seu blog num negócio extremamente rentável. Com apenas 27 anos, esta blogger de origem italiana, a viver actualmente nos Estados Unidos escreve no “The Blonde Salade” onde fala dos seus interesses, desde a moda a viagens e fotografia. Em poucos anos tornou-se um sucesso mundial, com milhões de seguidores que diariamente querem saber o que veste, onde vai, o que pensa sobre determinado assunto. A juntar ao blog, no qual colabora uma vasta equipa, há linhas de sapatos, livros e colaborações com múltiplas marcas – um rentável negócio, que mostra que ser blogger pode, de facto ser uma profissão.
Em Portugal, como no resto do mundo, os blogs dão que falar todos os dias, e é neles ( mais que nas revistas impressas ou nos programas de televisão) que se vão procurar dicas, opiniões, ou só ver o que se vai vestir este verão. Ana Garcia Martins, A Pipoca Mais Doce, é uma das bloggers portuguesas de destaque, com uma impressionante legião de seguidores e uma marca registada. Mas não é a única. A blogosfera tem cada vez mais poder e movimenta milhões. Cada texto que é criado pode ser partilhado milhares de vezes e lido na Austrália, nos Estados Unidos ou em qualquer ponto do Globo. Uma fotografia com um determinado look pode ser admirada e recriada por milhares de pessoas em poucas horas. A liberdade associada aos blogs é o que lhe dá poder.
Autora do blog Café, Canela & Chocolate | Facebook