O Brasil tem-se tornado, cada vez mais, um destino para muitos portugueses. O país irmão tem vindo a crescer e a melhorar em diversas áreas. No entanto, tendo ainda um longo caminho a percorrer, há alguns profissionais que são necessários e que têm lugar num mercado de trabalho que, cada vez mais, começa a ganhar força e procura. A experiência alia-se à qualificação e à vontade de trabalhar.
Atualmente, estes são os 10 profissionais mais procurados no Brasil:
1. Operários
São os profissionais que fazem qualquer tipo de trabalho manual em diversos setores da economia, como indústria, agricultura e comércio.
2. Técnicos
São profissionais formados em cursos com duração habitual de 2 anos. Exercem tanto funções de gerência ou operacionais em diversas áreas, tal como automação, alimentos ou edificações, por exemplo.
3. Motoristas
Os condutores de veículos mais escassos são os ligados ao transporte de cargas, isto é, os motoristas de camião.
4. Secretários pessoais, assistentes administrativos e auxiliares de escritório
São profissionais que exercem funções de apoio à administração, articulando o trabalho quotidiano do escritório e facilitando fluxos.
5. Trabalhadores de ofício manual
São profissionais autónomos que empregam habilidades específicas, tais como eletricistas, costureiras, sapateiros, pintores e canalizadores.
6. Profissionais de TI
São aqueles que cuidam da infraestrutura, da gestão de computadores e de todos os processos relacionados a tecnologia da informação. O profissional é disputado tanto por empresas de desenvolvimento de software quanto por bancos e companhias de telecomunicações, por exemplo.
7. Contadores e profissionais de finanças
São aqueles que acompanham, medem e garantem a saúde financeira da empresa. Em tempos de exigência por produtividade máxima, cuidam da gestão dos custos e da rentabilidade do negócio.
8. Operadores de máquinas e de produção
São profissionais que conseguem dominar perfeitamente diversas máquinas na indústria e na agropecuária, por exemplo.
9. Engenheiros
São profissionais que podem ser empregados em praticamente qualquer tipo de indústria. Hoje fazem falta engenheiros para áreas que vão de infraestrutura e exploração de petróleo até bancos e empresas de telecomunicações.
10. Gerentes de vendas
São profissionais responsáveis pela geração de negócios, muitas vezes em escala global, combinando habilidades de gestão, conhecimentos em finanças e domínio da comunicação.
Base de dados ICote – Brasil
Por Carolina Vinhais Santos (colaboradora ICote no Brasil)